[Resenha] Divergente



Título: Divergente ( Divergent)
Autor: Veronica Roth
Páginas: 504 
Editora Rocco
Tradução: Lucas Peterson
SinopseNuma Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

"Acredito nos atos simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa da outra."
               Olá leitores, hoje vou fazer a resenha de Divergente, desde a primeira vez que eu vi esse livro me apaixonei pela capa (é, eu compro muitos livros pela capa) mas eu acabei não encontrando ele na bienal e fiquei só babando pelo livro, até que uma amiga minha ganhou em um amigo secreto e me emprestou alguns dias atrás.
               O livro conta a história de Beatrice (Tris) e de um sistema totalitário onde todas as pessoas devem se encaixar em uma das cinco facções pois quando não se encaixam são considerados sem-facção, mas isso não acontece com os divergentes (pessoas que se encaixam em mais de uma facção) e por isso eles ameaçam o sistema já que o seu desenvolvimento mental subestima as simulações.
               Após anos sendo o sistema perfeito, o sistema das facções esta começando a ruir devido a ganância da Erudição que quer de qualquer modo tomar decisões no governo e isso pode ser o início de uma guerra já que os altruístas (Abnegação) são os únicos com capacidade o bastante para administra-lo segundo a tradição do sistema.
               A minha nota pra esse livro são 4 estrelas  pois alguns acontecimentos foram rápidos demais e acabou que eu fiquei tipo "isso aconteceu mesmo?" mas o livro é extraordinário, a Veronica conseguiu passar para nós leitores o gostinho de como seria viver em uma sociedade onde não poderíamos nos expressar da maneira que achamos apropriada. 
               Não deixando muitas pontas soltas ela conseguiu construir o enredo, que por sinal me prendeu bastante (li em dois dias ufa!). A obra em si é muito boa, a trama é realmente chocante e o romance não é tão romance, já que a história em si não gira em torno dele, mas eu não consigo esquecer as coisas que a Tris e o Quatro vivem (p.s.:vou falar sobre ele jajá), eles são aquele tipo de casal que se encaixam perfeitamente e se estivessem em outras circunstâncias teriam o tão idealizado "felizes para sempre".
Narrador: A história é contada pela Tris, uma narradora muito boa por sinal, ela mostra seu ponto de vista e  consegue nos englobar totalmente.
Protagonista: Beatrice Prior mais conhecida como Tris, nome que deu a si mesma quando chegou ao complexo da Audácia é uma garota extremamente forte, inteligente e humana, pois como nós ela comete erros e tem que lidar com as consequências, particularmente me identifiquei muito com ela, pois acho que se estivesse na mesma situação que ela não tomaria decisões diferentes das suas.
Mocinho: Quatro, você deve estar se perguntando se o nome dele é mesmo Quatro a resposta pra essa pergunta é sim e não, já que seu nome de nascença não é esse, mas como todos sabem apelidos pegam e um tão honrado como esse não seria diferente (não vou dizer porque Quatro pode ser considerado honrado), como a maioria dos mocinhos ele é bonito, sarcástico e misterioso.
Coadjuvantes:
Chirstina: Sendo amiga de Tris desde que a mesma entrou na Audácia ela se mostra uma pessoa leal, confiável e extrovertida.
• Al: O meu coadjuvante preferido, admiro muito seu jeito de pensar e o modo com que defende sua opinião é algo realmente fascinante.
• Will: Um garoto extremamente inteligente e bonito, que vem a ser muito importante para Tris desde sua chegada a Audácia.
Quotes
"O sarcasmo sempre ocorre a custa de terceiros." - Pág 34
" Os testes não precisam mudar nossas escolhas." - Pág 42
" - Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade." - Pág 49
"O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez." - Pág 72
"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela." - Pág 111
"Não querer machucar as pessoas não faz de você um covarde." - Pág 125
"Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo." - Pág 251
"A paz é contida; isso aqui é liberdade." - Pág 264
"O altruísmo e a coragem não são tão diferentes assim." - Pág 409
" - Quatro e Seis." - Pág 420

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos/ Personalização por Lí Correia
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!